Eu sou da época que fazer marketing de conteúdo era criar blogs e indexar no Google. Atualmente, existem inúmeras ações de marketing de conteúdo como:
- Blogs no seu site ou em plataformas como Medium
- Vídeos no YouTube, Instagram e TikTok
- Entrevistas e LIVEs
- Gerar conteúdo em eventos presenciais
- Linkedin – Artigos, vídeos e networking
O desafio é saber como CRIAR CONTEÚDO de maneira que ENCANTE e ENGAJE seu público. Infelizmente, a maioria das pessoas gera conteúdo sem relevância e sem PAIXÂO. Assim como a música, nem todos sabem “CANTAR” e devem procurar pessoas que sabem para criar conteúdo que atraia seus potenciais clientes.
Gosto desta imagem porque para criar um bom conteúdo precisa AMAR CRIAR CONTEÚDO.
Ministrei cursos e palestras de SEO, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing por muitos anos. Fiquei muitos anos afastado das aulas de Marketing Digital porque notei que a maioria das pessoas que faziam os cursos da Konfide acabavam não conseguindo aplicar o que aprendiam nos cursos.
Decidi retomar a KONFIDE CURSOS e voltar a organizar cursos/encontros, mas com o FOCO em FAZER NA PRÁTICA.
Por isso, alugamos o Espaço Konfide.com.br/SP que será um espaço de COCRIAÇÃO para diversos temas, não apenas marketing digital.
Marketing de Conteúdo e SEO para Jornalistas
Se você gosta de criar CONTEÚDO e tem alma de jornalista pode ter uma RENDA EXTRA ou até se tornar sua profissão.
Em 2010, escrevi o artigo “SEO é essencial para jornalistas e redatores” que foi publicado na WebInsider. Fui o pioneiro em lançar o curso de SEO para Jornalistas, pois acreditava (e ainda acredito) na importância do profissional de conteúdo aprender as principais técnicas e estratégias para aparecer no Google. O “Mito da Primeira Página” que tem origem no modelo do jornal impresso e que migro para os portais tirou o foco do jornalista em escrever pensando na pessoa que está fazendo uma busca no Google ou no Youtube. Caso não saiba, o Youtube é o SEGUNDO site de busca mais utilizado.
https://marciookabe.com.br/marketing-de-conteudo/jornalistas-e-marketing-de-conteudo-reflexoes/
ChatGPT e marketing de conteúdo
As pessoas com “mentalidade mais velha” tem a tendência de se manter na zona de conforto, porém o desafio para INOVAR é exatamente FAZER DIFERENTE. O ChatGPT é FENOMENAL para criar CONTEÚDO e pode ser uma excelente ferramenta para ajudar a criar POSTS ou ROTEIROS para vídeos.