Informare e Arteweb – História da Internet

Vou contar a história de como comecei a trabalhar com internet…

Em 1997, eu dava aulas particulares de informática e conheci o Sérgio Nader que era um expert em Access. Um dia, ele me convidou para trabalhar um mês na Mr. Help Internet Solutions que foi um dos primeiros provedores de hospedagem de sites do Brasil.

Na época, eu dava aulas particulares de informática e lancei meu primeiro site TREINAMENTO.COM.

Se queres conhecer o passado, examina o presente que é o resultado; se queres conhecer o futuro, examina o presente que é a causa.

Confúcio

As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.

Epicuro

1998 – Minha primeira produtora de sites – Arteweb Internet Solutions

Um dia, eu estava na aula de Aikidô e conheci o Mário Reinert do Nascimento que era designer e o convidei para ser meu sócio e abrirmos a produtora de sites que chamamos de Arteweb Internet Solutions (clique para ver com era).

Eu era jovem ambicioso e cometi um dos maiores erros da minha vida. Lembro até hoje de ligar para meu pai em Salvador e usei um telefone vermelho de linha discada. Ainda usei a caneta BIC para discar mais rápido e quando meu pai atendeu, eu lembro exatamente as palavras que disse:

– Pai, eu vou ficar rico fazendo sites!

Anos depois tive que pedir dinheiro emprestado para pagar dívidas de ex-funcionários.

Lições aprendidas:
– Nunca deixe o EGO te comandar. Lembre-se sempre:

“Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.”

Wayne W. Dyer

– Seja HUMILDE e não sofra da Sìndrome de Dunning-Kruger

Muitas vezes nos achamos mais espertos do que realmente somos e a causa para esse comportamento é a ARROGÂNCIA.

Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Mateus 23:12

1999 – Informare e Odeio a Telefônica

Não lembro exatamente como conheci a Sandra Sinicco da Informare, mas acabamos fazendo uma permuta do site em troca de ASSESSORIA DE IMPRENSA.

Uma curiosidade é que ficamos alguns dias sem TELEFONE e, naquela época, o acesso à internet era por LINHA DISCADA e a Telefonica havia acabado de chegar ao Brasil. Acontecerem inúmeros problemas e decidi lançar um site Odeio a Telefonica com um FÓRUM DE DISCUSSÃO que contou com milhares de acessos (HOJE seria equivalente a MILHÕES de acessos).

A Informare fez um trabalho de assessoria de imprensa e acabamos sendo entrevistados pela Globo e aparecemos no Jornal da Globo com a Lillian Witte Fibe.

Lições aprendidas:
– Bote a boca no trombone: Nunca deixe de defender seus direitos e quando usamos a internet de forma inteligente

1998/1999 – Cidadania.net – Sites para ONGs

Em 1999, tive a ideia de criar um projeto para criar sites para ONGs – www.cidadania.net – e programei um sistema de gerenciamento de conteúdo em ASP (Active Server Pages) que é a linguagem de programação da Microsoft.

A ideia era simples, a ONG mandava todos os textos e eu cobrava R$ 100 para criar uma página simples.

Vejam algumas ONGs do projeto.

O projeto não deu certo, mas acabei conhecendo o Stephen Kanitz que tinha sites focados no Terceiro Setor.

Lições aprendidas:
– Faça um estudo de mercado e conheça os PROBLEMAS QUE QUER RESOLVER para seu público antes de imaginar que tem a solução.

1998/1999 – Prêmio Bem Eficiente e Stephen Kanitz

Não lembro quando conheci o Stephen Kanitz, mas tive a HONRA de publicar DUAS EDIÇÕES do Prêmio Bem Eficiente na internet e fazer o UPLOAD via LINHA DISCADA.

Eu editava os sites usando o Dreamweaver da Macromedia, mas tive um desafio para publicar as 50 ONGs do Prêmio Bem Eficiente. Eu criei um banco de dados em Access e criei um sistema de geração das páginas HTML para automatizar a publicação.

Cheguei a ir nas entregas dos Prêmios Bem Eficiente que foi no Sheraton WTC, mas eu não soube aproveitar este networking. Cheguei a ir na casa do Stephen Kanitz e dei aula de HTML para ele!!!

Stephen Kanitz é um influente consultor empresarial e acadêmico brasileiro, destacando-se por suas inovações em análise de risco de crédito e benchmarking através do Termômetro de Kanitz e do ranking “Maiores e Melhores” da revista Exame. Formado em contabilidade pela USP e com pós-graduação em Harvard, Kanitz tem contribuído significativamente para o setor empresarial e educacional do Brasil. Além disso, ele é reconhecido por sua dedicação à responsabilidade social corporativa e à promoção da educação financeira, visando a redução do endividamento crônico entre os brasileiros. Autor de “O Brasil que Dá Certo”, obra que lhe rendeu um Prêmio Jabuti, Kanitz também criou o “Prêmio Bem Eficiente”, uma iniciativa que destaca e valoriza as melhores entidades do terceiro setor, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social e a melhoria da gestão no terceiro setor.

Lições aprendidas:
– APROVEITE O NETWORKING – Quando estiver com pessoas influentes encontre maneiras de permanecer conectado.
– RETOME CONTATO sempre que possível

2000/2001 – Tomate Comunicação Digital – Um SONHO

Um dia, meu sócio foi convidado para criar uma agência digital e criamos Tomate Comunicação Digital junto com outro sócio.

Na verdade, o Reginaldo Siqueira que era dono da Troop Comunicação queria levar apenas o Mário Reinert e acabamos criando a Tomate Comunicação em 3 sócios.

Fizemos projetos INCRÍVEIS com MCD More Core Division, Hotsites para o Credicard e os sites da Breton e

Site da Brentwood em 2001

Em 2001, lembro de ver o ataque às TORRES GEMÊAS da sala de reunião e no mesmo ano aconteceu o fenômeno conhecido com “Estouro da BOLHA DA INTERNET” que foi uma grande crise na qual praticamente todos investimentos nas empresas “PONTOCOM” foram cortados e, consequentemente, também entramos em crise.

Meu amigo, Mario. recebeu uma proposta IRRECUSÁVEL para trabalhar na agência digital da PROPEG que é uma das maiores agências de publicidade do Brasil. Eu disse para ele:

– Nós sempre seremos amigos, mas essa oportunidade nunca mais vai passar.

Ele aceitou a proposta e um mês depois saí da Tomate Comunicação Digital apenas com um notebook na mão.

2002 – Nasce a KONFIDE que significa CONFIAR em esperanto

Depois que saí da Tomate me senti completamente frustrado, com raiva e sem rumo. E aí, eu pensei:

– Preciso criar um nome para uma empresa de consultoria em marketing digital. Será que MHO Consulting (iniciais de Marcio Hiroshi Okabe) fica legal? Não!
– E SE… procurar no idioma ESPERANTO?

Fui pesquisar o que significava CONFIAR EM ESPERANTO e achei a palavra “KONFID” na qual incluí a letra E. Assim, nasceu a marca KONFIDE.

Vejam a HISTÓRIA DA KONFIDE no vídeo ao lado.

Lições aprendidas:
– A CONFIANÇA mais importante não é das outras pessoas em você, mas sim você CONFIAR EM SI MESMO.

2007 – Wikisocial – Sites para ONGs

Em 2007, retomei o projeto Cidadania.net com o nome Wikisocial que me levou a ministrar uma palestra no TEDxSalvador 2011.

2022/2023/2024 – Tribo KONFIDE – Rede de Confiança

O Espaço Konfide é um SONHO antigo de criar um espaço colaborativo para reunir pessoas que acreditam que podemos criar um espaço colaborativo para construir projetos juntos.

“Você não muda as coisas lutando com a realidade atual. Para mudar algo é preciso criar um modelo novo que tornará o modelo atual obsoleto.” .

Buckminster Fuller

Deixe um comentário