Ken Honda é mentor da Mindvalley e professor do curso Money EQ (Quociente Emocional do Dinheiro) e em uma das aulas ele conta a história do seu mentor Wahei Takeda que acreditava que com GENEROSIDADE, GENTILEZA e uma CORAÇÃO SINCERO podemos promover PROSPERIDADE para as pessoas e para o mundo.
Vejam o post e no final tem um vídeo resumo sobre o Wahei Takeda.
O pesquisador Ken Honda passou 30 anos fazendo estudos sobre a relação entre dinheiro e felicidade. Neste campo, ele diz que uma das pessoas mais notáveis que conheceu foi o empresário e investidor japonês Wahei Takeda. Frequentemente chamado de “Warren Buffet do Japão”, Takeda foi um dos investidores mais bem-sucedidos e conhecidos do país.
“Tive a honra de ter Takeda como meu mentor durante 15 anos, antes do seu falecimento, em 2016, aos 83 anos. Um homem verdadeiramente feliz, ele me ensinou o que realmente significa ter uma vida bem-sucedida e significativa”, disse Honda para o CNBC Make It.
Lições do investidor
Takeda foi o fundador da Takeda Confectionery, empresa que vende biscoitos pequenos em formato de ovos. “O que é especialmente interessante é que, se você visitar a fábrica, encontrará trabalhadores ouvindo músicas de crianças cantando ‘arigato’, que significa obrigado em japonês”, diz Honda. Takeda acreditava que cantar para os lanches, em sinal de agradecimento, era um lembrete de que a empresa funcionava por causa do trabalho árduo da equipe e da fidelidade do cliente.
Após o sucesso na confeitaria, Takeda decidiu dedicar mais tempo para promover o crescimento de pequenas empresas, e assim tornou-se conhecido como um “filantropo comunitário”. “Ele acreditava que bondade e generosidade eram as chaves para a felicidade e a prosperidade”, diz Honda. A sua atitude reflete a filosofia de “maro” — abreviatura de magokoro em japonês, palavra que significa um coração sincero. “Você pode dizer que seu ‘maro’ é forte se você tiver intenções puras e levar uma vida correta”, afirma Honda.
Para alcançar um estado de “maro”, a pessoa deve criar um ambiente agradável e alegre ao seu redor. “Em uma sociedade obcecada por dinheiro, a maneira mais simples de chegar a um estado de ‘maro’ é expressar gratidão e dar aos outros, em vez de sempre querer ou pedir mais.”
‘Maro’ é a chave para uma vida feliz e abundante
Tudo isso reflete a filosofia de Takeda de “maro”, que é a abreviação de magokoro em japonês e significa um coração sincero. Você poderia dizer que seu maro é forte se você tiver intenções puras e levar uma vida correta.
O contentamento interior e a gratidão são a essência do maro. E tenho certeza de que meu sucesso hoje é resultado direto dos lembretes constantes de Takeda me dizendo para “maro up” e dizer “arigato”.