O storytelling vem ganhando força como ferramenta de comunicação. De forma simples:
Storytelling é a arte de contar histórias
O homem conta histórias desde a idade das pedras, pois era a única forma de transmitir os conhecimentos.
Porém, Jesus Cristo foi o maior contador de histórias do mundo. Suas parábolas eram histórias (verídicas ou não) que tinham como objetivo facilitar o aprendizado dos seus discípulos.
“Parábola é uma espécie de alegoria apresentada sob forma de uma narração, relatando fatos naturais ou acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de declarar ou ilustrar uma ou várias verdades. Uma parte importante dos ensinamentos de Jesus foi constituída por parábolas.”
Fonte: http://analisebiblicaebt.wordpress.com/2011/09/27/as-parabolas-de-jesus-em-lucas/
Nos dias atuais e com a quantidade imensa de informações que somos bombardeados todos os dias, nosso tempo se tornou um dos recursos mais preciosos. Além das pessoas do nosso convívio, a nossa atenção é dividida entre a televisão, o smartphone, o tablet, o notebook e outros aparelhos.
O marketing tradicional está morrendo, pois as mídias de massa estão perdendo espaço para as mídias sociais e blogs. O Youtube está se tornando um dos principais “canais de TV” do mundo, porém as pessoas assistem vídeos postados por pessoas comuns ou por celebridades da internet. As histórias voltaram a ganhar importância, pois apesar de toda tecnologia de comunicação, o ser humano se envolve com histórias emocionalmente.
Jornada do Herói
Joseph Campbell escreveu livros clássicos sobre histórias – O Poder do Mito e O Herói de Mil Faces.
O poder do mito’ é o fruto de uma série de conversas mantidas entre Joseph Campbell e o jornalista Bill Moyers, numa combinação de sabedoria e humor. O casamento, os nascimentos virginais, a trajetória do herói, o sacrifício ritual e até os personagens heróicos do filme ‘Guerra nas estrelas’ são abordados nesta obra.
No livro “O Herói de Mil Faces”, um livro que mudou a percepção moderna de entender os mitos, onde ele analisa as histórias, diversos contos antigos e faz uma comparação entre eles chegando à conclusão da existência do monomito, isto é, uma estrutura comum a todas as histórias.
“Na caverna que você tem medo de entrar está o tesouro que você procura.” Joseph Campbell
Nomes do Storytelling do Brasil
James McSill
James McSill é brasileiro natural de Pelotas/RS e mora na Escócia. É um dos maiores nomes de Storytelling do mundo.
Fiz cursos com ele em 2015 quando fiz o curso de formação de palestrantes da Expo Premium Palestrantes e vamos organizar cursos com o James McSill na Konfide.
Ilan Brenman
O Ilan Brenman é um dos maiores autores de livros infantis do Brasil e nesta entrevista explica de forma cativante a força do Storytelling.
Joni Galvão
Em 2011, tive o prazer de conhecer o Joni Galvão em uma reunião que fiz na SOAP – State Of Art Presentation que é uma das maiores empresas de apresentações do munto. Na época eu estava começando a ministrar cursos de Prezi e fui levar a ideia para SOAP que é era especializada em criar apresentações maravilhosas em PowerPoint.
Alexandre Camilo
Quando vi o Alexandre Camilo contando histórias a primeira vez fiquei impressionado e disse para mim mesmo “Um dia vou contar histórias como ele”.
Fiz cursos com o Alexandre Camilo e são fenomenais.
Normann Kestenbaum
Conheci o Normann Kestenbaumm em uma palestra na Endeavor em 2014 e tive a honra de publicar um curso Como criar apresentações corporativas com PowerPoint em 2016 porque ele havia sido capa da Você S/A.
Ele não é a favor do storytelling tradicional, mas também é um storyteller.
Weslei Viana
Conheci o Weslei quando eu minstrava cursos de Marketing Digital na Escola São Paulo de Economia Criativa.
Shen Yun – 5000 mil anos de história contada com dança e música
O Shen Yun é um renascimento artístico brilhante e uma celebração da rica herança cultural da China.
As obras do Shen Yun transmitem a extraordinária profundidade e amplitude da genuína cultura chinesa e trazem a magnificência de cinco mil anos de civilização de volta ao palco.
Cada performance consiste em cerca de 20 peças, movendo-se rapidamente de uma lenda, região ou dinastia para a próxima. Os temas variam da elegância delicada das damas da corte Tang ao heroísmo no campo de batalha de valentes generais, das obras filosóficas atemporais de Lao-Tzu a cenas espetaculares de reinos mágicos. Algumas peças também abordam o tema da China de hoje, lançando luz sobre a opressão que muitos experimentam por suas crenças espirituais, como o Falun Dafa. Essas histórias de coragem costumam ser o que os membros da audiência consideram mais comoventes e edificantes.
Agenda no Brasil
São Paulo, São Paulo – 17–22 mar 2023
Curitiba, Paraná- 24–25 mar 2023
Filmes e storytelling
Colabore com esta seção indicando filmes que sejam exemplos do poder do storytelling.
Storytelling no TED
Nesta palestra do TED, o cineastra Andrew Staton – criador de Toy Story e Wall-e – fala sobre “The Clues to a Great Story” (legendado).
Nancy Duarte é uma das maiores experts em apresentações do mundo e nesta palestra ela desvenda os segredos de grandes discursos.