Eu comecei a usar o conceito de COWORKING em 2002 quando saí da agência Tomate Comunicação Digital apenas com um notebook nas mãos e, de repente, me vi SOZINHO para começar do zero (Conhece alguém assim?).

HOJE vejo que não apenas o modelo de COWORKING, mas diversos outros modelos de negócios – Agências Digitais, Coaching, Palestras, Mentorias, Infoprodutos, etc. – estão baseados na competição/escassez. Eu falo mais sobre os Mitos e Verdades do Coworking o post abaixo.

https://marciookabe.com.br/coworking/coworking-mitos-e-verdades/

Como criar novos modelos de coworking?

A meta da KONFIDE é estimular que COWORKINGS experimentem criar novas formas de negócios em REDE.

Egrégora, ou egrégoro (do grego egrêgorein, «velar, vigiar»), é como se denomina a força espiritual criada a partir da soma de energias coletivas (mentais, emocionais) fruto da congregação de duas ou mais pessoas. Fonte: Wikipedia

https://marciookabe.com.br/economia-colaborativa/meu-seu-ou-nosso-reflexoes-sobre-colaboracao/

Ideias para Coworkings no Brasil

Usei o ChatGPT 4 para trazer 3 ideias para criarmos um grupo de coworkings no Brasil e POTENCIALIZAR RESULTADOS através de estratégias de marketing compartilhadas.

https://chat.adapta.org/gpt/share/lMV2r-SSjlphuXlTm9EFUNqWMSF5U

  1. Plataforma de Intercâmbio de Espaços: Criar uma plataforma ou aplicativo que permita aos membros de um coworking acessar outros espaços da rede em diferentes cidades, promovendo a mobilidade e expansão de redes de contatos. Isso não só fortalece a presença digital de cada local, mas também amplia as oportunidades de negócios para os usuários, que podem trabalhar e conectar-se a uma comunidade maior enquanto mantêm um sentimento de pertencimento local.
  2. Eventos e Workshops Compartilhados: Desenvolver uma agenda colaborativa de eventos, workshops e palestras que possam ser transmitidos ao vivo entre os espaços da rede. Cada coworking contribuiria com suas especialidades locais, promovendo a diversidade cultural e profissional. Essa iniciativa estimularia o aprendizado contínuo e a interação entre diferentes comunidades, valorizando as peculiaridades locais enquanto compartilha conhecimentos globais.
  3. Marketing Cooperativo: Investir em estratégias de marketing conjuntas que alavanquem a visibilidade de todos os espaços da rede. Utilizar as mídias sociais para promover histórias de sucesso e projetos colaborativos que nasceram dentro dos coworkings, destacando a força da colaboração local com o alcance global. Isso não só aumenta o reconhecimento da marca, mas também atrai novos membros interessados em fazer parte de uma comunidade ampla e diversificada.

Para complementar estas estratégias, poderia ser criado um programa de desenvolvimento humano e networking, integrando atividades como o origami, que além de ser uma prática relaxante e meditativa, também estimula a criatividade e a concentração. Oferecer workshops de origami nos coworkings, por exemplo, poderia servir como uma metáfora para o processo de transformação pessoal e profissional, incentivando os participantes a ‘dobrar’ as possibilidades de suas próprias histórias e carreiras, criando uma experiência única e marcante.

Cidades que a KONFIDE e o Marcio Okabe já estivaram presentes

Esta é uma lista de cidades que a Konfide e/ou Marcio Okabe já ministraram cursos ou palestras e gostaríamos de conectar com coworkings destas cidades.

  • São Paulo
    • São José dos Campos
    • Piracicaba
    • Botucatu
  • Salvador
  • Brasília
  • Belo Horizonte
  • Porto Alegre
    • Caxias do Sul
  • Curitiba
    • Maringá
    • Cascavel
  • Belém
  • Manaus
  • Rio de Janeiro
  • Maceió
  • Rondonópolis
  • Cuiabá
    • Tangará da Serra

O que é COWORKING

“Coworking é um modelo de trabalho que permite a profissionais autônomos, empreendedores, startups e funcionários de empresas diversas, trabalhar lado a lado em um ambiente compartilhado. Ao invés de cada um manter um escritório próprio, os participantes de um espaço de coworking usufruem de uma estrutura comum que inclui estações de trabalho, salas de reunião e outras facilidades, muitas vezes com a vantagem de promover a troca de ideias, projetos colaborativos e oportunidades de networking. É uma forma econômica e dinâmica de trabalhar e conectar-se com diferentes profissionais e áreas de atuação.” Feito com ChatGPT

Você tem um espaço de COWOKING? Veja as ideias para cursos e palestras em COWORKINGs.