Pedagogia da Cooperação

Na vida, tudo tem seu TEMPO. 

Há um momento certo para tudo, um tempo para cada atividade debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de colher. Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de construir. Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de se entristecer, e tempo de dançar.
Eclesiastes 3:1-8 NVT

Temos este livro em casa há alguns anos, mas somente agora comecei a ler e percebi como é uma leitura essencial para quem acredita que vivemos em um mundo em transição de um modelo baseado na competição/escassez para modelos baseados na colaboração/abundância.

Gratidão ao Fábio Otuzi Brotto e Comum-unidade de coautorias por esta obra.

Por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer

A humanidade está diante de inúmeros desafios – sanitários, sociais, ambientais, entre outros –, percebidos na desigualdade, no desrespeito à diversidade, na competição. Este contexto demanda, em caráter planetário e urgente, o desenvolvimento de um mundo possível para todas as pessoas, sem exceção.

Um mundo que inspire a construção de pontes, restaure a dimensão do humano nas relações sociais e profissionais e desperte o que é mais genuíno nas pessoas, grupos, comunidades e organizações, ressaltando o valor da interdependência, da atuação colaborativa.

Ou seja, um modo de interser e de com-viver que inspire o desenvolvimento do “melhor” de cada pessoa, ao invés do “ser melhor” que todas as demais.

É neste contexto que a Pedagogia da Cooperação nos convida a uma jornada rumo à colaboração, ao VenSer plenamente quem se é para SerVir ao bem comum.

A Pedagogia da Cooperação é uma abordagem transdisciplinar cujo propósito essencial é criar ambientes e relacionamentos colaborativos em empresas, escolas governos, ONGs, comunidades e família. E assim, ser um instrumento para transformar conflitos, gerar soluções e realizar objetivos e metas, aliando produtividade e felicidade.

O ano de 2020 representa um marco de disseminação desta abordagem: o lançamento do livro “Pedagogia da Cooperação – Por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer”, escrito por Fabio Otuzi Brotto, cofundador do Projeto Cooperação e 27 coautorias. Seguida para sua publicação em Portugal em 2021.

O livro é a referência sobre a Pedagogia da Cooperação: traz na íntegra toda a sua base teórica, como aplicá-la e muitas experiências e exemplos reais que consolidam a teoria. Reúne ainda diversas metodologias colaborativas, conectadas à abordagem, conteúdo sobre focalização e indicadores de cooperatividade.

ADQUIRA O SEU EXEMPLAR AQUI

Durante a leitura você poderá se aprofundar, na TEORIA e na PRÁTICA dos 5Ps que inspiram a Pedagogia da Cooperação, ou seja, o Propósito e os Princípios, Processos, Procedimentos e Práticas, simbolizados na imagem de uma borboleta.

Os 4 Princípios, por exemplo, são: Co-existência, Com-vivência, Cooperação e Comum-unidade. Mais do que valores essenciais da Pedagogia da Cooperação, eles estão presentes em toda a dinâmica de vida em sociedade. Por isso, são princípios da vida.

Já as 7 Práticas possibilitam a cooperação emergir em grupos, de forma integral e integrada. São elas:

Como o livro foi escrito?

A própria Pedagogia da Cooperação serviu de inspiração para a produção do conteúdo. Depois de 15 anos sendo desenvolvida e adotada pelo Projeto Cooperação e inúmeras consultorias, a abordagem foi utilizada para a organização e escrita do próprio livro.

O resultado é uma narrativa direta e exploratória que convida para uma jornada de reflexão e exercício da Pedagogia da Cooperação. São textos abertos à diversidade e à criatividade, que geram espaço para a descoberta de novos jeitos e olhares sobre você e suas relações com outras pessoas e o mundo.

Vem com a gente na missão de ESPALHAR A SEMENTE DA COOPERAÇÃO!!!

Deixe um comentário