Há muitos anos tenho a ideia de criar um coletivo de palestrantes e consultores para potencializarmos negócios juntos. A ideia é minimizar o esforço de prospecção de clientes e MAXIMIZAR palestras, workshops e consultorias.
Gostaria que respondesse 3 perguntas para saber se este projeto é para você:
- Você gostaria de ter mais oportunidades de palestras?
- Gostaria de melhorar suas apresentações no PowerPoint ou Prezi?
- Quer gravar vídeos e publicar no Youtube com regularidade?
Se a resposta foi sim para pelo menos uma das perguntas, te convido a ver com calma esta proposta.
Ministro cursos de Marketing de Conteúdo desde 2007 e a regra é SIMPLES:
O que vamos fazer JUNTOS neste coletivo?
- Teremos uma MARCA que será como um SELO DE QUALIDADE
Usaremos a marca KONFIDE que nasceu em 2002 como uma consultoria de marketing digital.
Veja a história do nome KONFIDE que significa CONFIAR em esperanto
http://www.academiakonfide.com.br/confiar
- Criaremos um SITE/BLOG para concentrar artigos, eventos e palestras
Vamos usar o site KONFIDE.COM.BR - Gravaremos vídeos e publicaremo no canal do Youtube
O canal da Konfide já tem mais de 1800 inscritos e podemos reativá-lo com o conteúdo do coletivo.
https://www.youtube.com/user/konfideconsultoria/videos
É importante que cada participante tenha um jovem aprendiz para ajudar em atividades operacionais, principalmente apoio com vídeos.
Vejam o vídeo para mais detalhes da ideia.
Como será a organização do grupo?
A ideia inicial é ter 3 perfis de participantes:
- Grupo GESTOR – Serão como a “comissão de formatura” da faculdade. Este grupo terá participação nos resultados do coletivo, pois atuarão com “sócios” de uma empresa.
- Cocriadores – Primeiros membros do coletivo. Serão palestrantes, coaches e consultores que toparem fazer o aporte inicial de investimento. Este membros terão a grande VANTAGEM de não pagar mais anuidades e a PREFERÊNCIA para ajudar na curadoria de novos membros.
A proposta inicial é um investimento de R$ 200 para os 10 primeiros que CONFIAREM na ideia. - Membros pagantes – Palestrantes, coaches e consultores que entrarem após a consolidação do site, do canal do Youtube e da formação da cota de cocriadores. A ideia é terem uma taxa de entrada de R$ 1 mil e uma cota anual. (Sujeito a modificações).
Como será a alocação de recursos?
Para implantação inicial, a meta é que 30% seja direcionada para o grupo gestor que terá muito trabalho e dedicação de tempo e 70% da verba seja alocada para webdesigners, jornalistas e videomakers para ajudarem na organização do site e canal do Youtube.
Como será feita a curadoria para palestras e workshops?
Na página de cada Palestrante/Coach/Consultor terão TODOS contatos e o visitante poderá optar por entrar em contato diretamente. As principais possibilidades de fechamento de negócios são:
- Contato direto – Se o cliente entrar em contato diretamente e feche alguma palestra ou workshop, cabe ao membro de forma ética alocar 10% de comissão para coletivo. O motivo é que haverá um esforço de todos para promover o site e o conteúdo coletivo que vai gerar as visitas.
- Indicação do LEAD – O cliente pode entrar em contato pelo Fale Conosco e solicitar indicações de palestrante por temas. Teremos um grupo no Whatsapp e e-mail para apresentar a oportunidade para todos de forma clara e transparente. Os interessados se apresentam e decidimos como conduzir a negociação comercial.
- Opção 1 – Negociação direta – Se o fechamento for feito diretamente pelo membro, deverá ser alocado 10% de comissão
- Opção 2 – Negociação do COLETIVO – Uma pessoa do coletivo vai assumir a negociação e o membro deverá alocar 10% para o coletivo e 10% para quem fez a negociação comercial.
Quero lembrar que este é um projeto COLABORATIVO e COCRIADO, portanto será criado por TODOS. Tenho um vídeo que fala sobre COLABORAÇÃO e CONFIANÇA.
Grupos colaborativos – Como sair do MEU para o NOSSO
Marcio Okabe e Formação de Palestrante
Ministro palestras desde 2009 e já palestrei ao lado do Gil Giardelli e Martha Gabriel no evento IMRS em Salvador.
Fiz a formação de palestrantes da Expo Premium Palestrantes em 2015. Clique na imagem para ver o vídeo da minha palestra “Tecnologia Vilã ou Heroína“.
Também fiz a formação Negócios de Palestras do Roberto Shinyashiki.
A ideia é antiga…
“Não existem idéias prematuras, existem momentos oportunos pelos quais é preciso saber esperar. ” Jean Monnet