Você não chegou nesta página por acaso. O artigo é longo, mas se quiser pular para o final e conhecer uma ideia para ajudar pais/mães homeschooling a engajar crianças/jovens no aprendizado. Pode pular!

Mas se quiser conhecer uma história com desafio de um empreendedor que saiu do marketing digital para educação maker. Será um prazer!

A história da Konfide é a trajetória de um empreendedor – MarcioOkabe.com – que foi se reinventando com uma sucessão de “fracassos”. Mas o que é FRACASSO? Não ter sucesso financeiro? Adquirir dívidas?

Essa é a minha história e compartilho com vocês com o nome KONFIDE evoluiu junto comigo.

Fiz meu primeiro site em 1997 e era o Treinamento.com que usava para divulgar minhas aulas particulares de informática. Logo percebi que a internet era a grande oportunidade de GANHAR MUITO DINHEIRO e lancei a Arteweb, minha primeira produtora. Depois veio a Tomate Comunicação Digital que foi um grande sonho de ter uma grande agência de marketing digital que veio se tornar um pesadelo. Abri a Konfide Marketing Digital em 2002 porque saí da Tomate Comunicação Digital apenas com um notebook debaixo dos braços.

A primeira coisa que pensei foi que precisa de um novo nome para uma nova empresa. Queria fazer consultoria de marketing digital e refleti sobre qual palavra remete a uma boa consultoria, imediatamente me veio à mente CONFIANÇA!

O primeiro impulso foi recorrer ao inglês, mas TRUST Consultoria, além de brega, era um nome muito concorrido. Decidi procurar no esperanto que é uma língua universal e encontrei a palavra KONFIDI que significa CONFIAR. Alterei para KONFIDE para grafia ficar melhor e BINGO, encontrei o nome ideal.

“Uma consultoria pressupõe confiança, pois o cliente deposita no consultor a tarefa de orientá-lo sobre as melhores práticas para solucionar seus problemas. “

O que não poderia imaginar seria o LONGO CAMINHO que iria percorrer. Lembra do SUCESSO FINANCEIRO? Estou procurando até HOJE, mas ao longo do caminho fui FAZENDO MUITAS COISAS e APRENDENDO MUITO. O nome KONFIDE vem me acompanhando.

Konfide Marketing Digital

Em 2007, fiz um curso chamado Leader Training que me fez enterrar o PERFECCIONISMO. Eu tinha um “pai crítico” dentro de mim que me impedia de FAZER COISAS porque ainda não estavam “boas o suficiente”. Há muitos meses, eu vinha preparando o material para o Curso de Marketing no Google e 1 mês depois agendei a primeira TURMA que contou com a participação de…. DUAS PESSOAS! Foi o início de uma grande JORNADA que me levou a ser um palestrante profissional.

Novamente, achei que ia ganhar muito DINHEIRO ajudando a colocar as empresas no topo do Google. O que não conseguia perceber é que a minha PAIXÃO era ENSINAR e que o foco não deveria ser $$$, mas sim ajudar outras pessoas a despertar suas PAIXÕES E TALENTOS.

Veja a apresentação que eu usava em 2011.

E uma das melhores palestras que ministrei em 2014 na Unimep.

Porém, lembra do FRACASSO FINANCEIRO? Ela ainda me perseguia. Mas qual era o motivo? Eu insistia em tentar montar agências digitais. No início era para montar sites e depois foi para fazer consultoria de SEO (Search Engine Optimization).

Início da virada – Konfide vence o Edu4.me 2015

Em 2015, uma amiga – Cláudia Martins da Ecameleca Kids – me marcou no Facebook para uma competição de educação. Porém, era o ÚLTIMO DIA para submeter a participação e era um LONGO formulário para avaliarem que poderia participar, pois tinha um processo seletivo.

Para resumir uma longa história, acabei sendo VENCEDOR do evento com a ideia da “Escola online de programação e robótica para crianças e jovens”.

A ideia nasceu da DOR de um pai que não teve dinheiro para pagar a escola de programação para seu filho. Vejam esta história no pitch da final do evento.

Apesar de ter sido vencedor do evento, infelizmente, não havia premiação em dinheiro para ajudar a implantar a ideia. Pediram para montar planos de negócio que eles iriam avaliar a possibilidade de ficar 3 meses na Argentina e investirem no projeto.

Eu só tinha A IDEIA e, como não houve apoio $$$, desisti por um tempo porque casado e com filhos não era possível ficar 3 meses longe de casa.

Meio da virada – Origami.club – 2017

Mas uma BOA IDEIA NUNCA NOS ABANDONA e, ao longo dos anos, me envolvi no MOVIMENTO MAKER e me apaixonei. Em 2017, decidi FOCAR na minha maior PAIXÃO E TALENTO que é o ORIGAMI e lancei o site Origami.club. Segui a minha INTUIÇÃO inspirado na frase da Sabrina de Campos “Qual é o talento que você pode oferecer para o mundo?”.

No início, participei de INÚMEROS eventos gratuitamente e com a família/amigos questionando porque eu “perdia TEMPO” com origami. Porém, em 2019 foi o ano da virada e consegui contratos com SESCs e empresas.

Então, veio o Coronavírus e mudou mais uma vez as regras do jogo. Muitas pessoas falam que crise é oportunidade.

Dizem que o ideograma chinês de CRISE é composta por dois ideogramas que signifcam PERIGO e OPORTUNIDADE. Vi no Wikipedia que não é verdade, mas é uma boa metáfora.

Apesar da história não ser verdadeira, a mensagem continua valendo.

Vivemos um período no qual as transformação estão acontecendo em uma velocidade jamais vista. A transformação digital que levaria ANOS está acontecendo em SEMANAS com as pessoas obrigadas a trabalhar HOME OFFICE e as crianças/jovens fazendo HOMESCHOOLING.

2020 – Será o ano da Virada?

Esta frase sempre me inspirou.

“Se você não faz parte da solução, faz parte do problema” Provérbio Africano

O ORIGAMI me levou a ser um dos 10 participantes da Batalha Makers Brasil, primeiro reality show da Cultura Maker do mundo e apresentado pelo Marcelo Tas. Foi incrível participar, mas verdade seja dita, o formato de competição para apenas UMA PESSOA ganhar todo prêmio não tem nada a ver com a verdadeira Cultura Maker.

Sempre acreditei que os MAKER vão mudar o mundo e agora TENHO CERTEZA. Nós makers, acreditamos no conceito da palavra UBUNTU.

Ubuntu é um termo antigo da região Sul Africana originado na língua Zulu (pertencente ao grupo linguístico bantu) que literalmente significa “humanidade” e geralmente é traduzido como “Humanidade para os outros” ou “Sou o que sou pelo que nós somos”.

Fonte: http://ninjadolinux.com.br/significado-da-palavra-ubuntu/
Fonte: http://marciookabe.com.br/desenvolvimento-humano/makers-e-ubuntu-juntos-somos-mais-fortes/

“A melhor competição é com nosso próprio ego. É aquela que nos faz querer ser uma pessoa melhor a cada dia.” Marcio Okabe

Homeschooling e Educação Maker

Tive a honra de ministrar palestra sobre EDUCAÇÃO MAKER E ORIGAMI no Museu Catavento no encontro de professores.

Para finalizar a história da Konfide que deve encerrar um ciclo de “fracassos” e iniciar um ciclo de SUCESSO. Duas frases que me inspiram.

“Sorte é quando a PREPARAÇÃO encontra a OPORTUNIDADE.” Elmer G. Letterman

“Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação.” Aristóteles

Com TODAS AS CRIANÇAS e JOVENS fazendo Homesschooling e as escolas PERDIDAS sem saber como atender a demanda dos pais/mães. O que tenho visto acontecer é uma “miopia de negócios” que é uma tentativa de “passar conteúdo para os alunos” sem perceber que a pergunta direcionadora deveria ser:

“Como engajar crianças e jovens no aprendizado?”

Esta foi a pergunta que abriu a minha apresentação em 2015 quando a Konfide Geeks – hoje Konfide Education – venceu o Edu4.me.

A resposta pode ser mais simples do que parece. Elas querem professores de ESPANTO como diz Rubem Alves no vídeo “A escola ideal”. O CONTEÚDO JÁ ESTÁ NA INTERNET!!!

O que as crianças/jovens querem neste momento de isolamento físico é CONEXÃO, INTERAÇÃO E DESAFIOS. Quando uma criança ou jovem tem um desafio, ela busca seu APRENDIZADO. Como defende muitos educadores, em especial o José Pacheco que tive o prazer de conhecer no evento Educador para Colaborar 2014 que fui um dos organizadores.

Homeschooling e Movimento Maker

Eu tenho um SONHO e gostaria de compartilhar com vocês.

E SE… existisse uma forma de CONECTAR educadores com crianças/jovens e criar pequenos grupos para encontros regulares ONLINE para ENGAJAR e MOTIVAR o aprendizado através de DESAFIOS MAKER?

Poderíamos criar uma grande rede de educadores que poderiam tirar seu sustento fazendo este acompanhamento para crianças/jovens e ajudar os pais/mães que trabalham home office. Estes também precisam de TUTORIA para orientar melhor seus filhos(as) no homeschooling. Antes de educar nossos filhos(as) é preciso comprender que…

DESESCOLARIZAÇÃO – segundo Ana Thomaz – não é sair das escolas, mas tirar o modelo de escola antigo de dentro de nós.

Faça parte dessa história! Se cadastre como pai/mãe, educador/professor ou parceiro/investidor.

https://br.konfide.education/

Vejam o vídeo que gravei em Dezembro/2017.