Konfide Marketing Digital

Só mais um site WordPress

Jornalismo Digital e as Novas Mídias

Posted on | dezembro 27, 2010 | 1 Comment

jornalismo-digital-wikipediaO jornalismo é uma das área que sofreu maiores mudanças com o advento da internet. Com a chegada do Google e o crescimento explosivo das redes sociais, as mudanças se acentuaram ainda mais. O surgimento de novos conceitos – SEO (search engine optimization), Social Media, Mashups, Widgets, Wikis e tantos outros – levam o jornalismo a enfrentar novas mudanças de paradigmas. Como toda mudança de conceitos é natural surgirem discussões do tipo Jornalismo Digital versus Jornalismo Tradicional, ou Jornalismo Digital versus Impresso. Creio que não há certo ou errado, melhor ou pior, mas sim a importância de saber interpretar os acontecimentos e pegar a onda da mudança que as novas mídias trazem para a atividade do jornalismo.

Este artigo tem como proposta a reflexão sobre o Jornalismo Digital e as Novas Mídias, pois em um futuro breve não falaremos mais “Jornalismo Digital”. Afinal, você conhece alguém que fala TV Colorida?

 O que é Jornalismo? 

Uma das formas mais habituais para habitantes do planeta Terra descobrirem “o que é Jornalismo” é pesquisar no Google, e um dos resultados mais esperados para este padrão de busca é um verbete do Wikipedia que diz:

“Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação.”  
Fonte: Wikipedia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo

 

o-que-e-jornalismo

Sei que muitos irão questionar a credibilidade do conteúdo do Wikipedia, porém é necessário compreender que não adianta ir contra algo que veio para ficar. O mais importante é aprender como usar as nova mídias a favor do jornalismo de qualidade. Aqui vai uma pergunta para reflexão: “Você já editou um verbete do Wikipedia?”

Neste exemplo, é possível identificar alguns padrões na busca e consumo de conteúdo que fazem parte do nosso cotidiano.

  • Preenchimento automático ou Sugestões de busca - Ao pesquisarmos O que é jornalismo o Google sugere outras buscas que interferem na decisão do usuário. Estas sugestões são baseadas em consultas previamente realizadas por outros usuários. (Veja mais em Ajuda do Google: Preenchimento Automático)
  • O que é… – Alguns padrões de busca mostram o grau de maturidade do usuário em relação ao tema pesquisado. Por exemplo: O que é Twitter, Como usar o Twitter, Curso de Twitter, etc. 
  • Wikipedia entre os primeiros lugares - O Wikipedia se tornou a maior enciclopédia online da atualidade. Um dos fatores que contribui muito para isso é o fato da Wikipedia estar entre os primeiros lugares para buscas relacionadas a CONCEITOS. Por exemplo: Quem pesquisa “SUSTENTABILIDADE” ou “O que é sustentabilidade” provavalmente desconhece o conceito e está na fase inicial de busca. Já quem pesquisa Sustentabilidade Empresarial ou Sustentabilidade Social já tem um grau de conhecimento mais elevado. Para o padrão de busca “O que é jornalismo ***” o Wikipedia está em primeiro lugar para praticamente todas combinações. 

Proponho a você um exercício simples, mas que pode ser transformador na sua opinião sobre o Wikipedia. Pesquise um tema que seja especialista e identifique se a Wikipedia aparece entre os primeiros resultados. Leia e analise o conteúdo, caso julgue que está incompleto… edite o conteúdo! 

SEO e Jornalismo Digital

wikipedia-o-que-e

A figura ao lado mostra o ranking no Google para buscas com o padrão “O que é ***”. Notem que o Wikipedia está em primeiro lugar para praticamente todas as combinações com este padrão.

Mas qual a razão para isso? A resposta está em uma sigla que revolucionou o cenário do marketing digital “SEO (search engine optimization). O SEO é um conjunto de técnicas que visam posicionar o site entre os primeiros lugares nos sites de busca. Além dos aspectos técnicos da própria estrutura do site, existem dezenas de fatores externos ao site que interferem diretamente nas estratégias de SEO.

O principal fator são os links externos que apontam para o site, também conhecidos como BACKLINKS pelos profissionais de Search Marketing.

O Wikipedia é campeão em conseguir backlinks, pois ele é um site sem fins lucrativos e todos sabem que seu conteúdo é monitorado pelos próprios usuários que evitam que sejam publicados conteúdos ou links com fins comerciais. Por esta razão, muitos sites fazem links para maiores detalhes sobre um determinado tema para o Wikipedia.

Para comprovar esta questão, faça uma pesquisa da URL em questão entre ASPAS:

“http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo” 

Note que mais de 600 sites citam este link como referência sobre o tema JORNALISMO!

A conclusão que podemos tirar desta breve análise é que é importantíssimo você se tornar uma fonte de referência com credibilidade para que as pessoas façam links para o seu conteúdo!

Wikipedia é muito mais do que uma enciclopédia

“Após um período de testes, o Google News, agregador de notícias do Google, agora começa a reconhecer oficialmente artigos da Wikipédia como fontes noticiosas nas notícias de destaque.” (Fonte: Jornalistas da Web – Google News reconhece Wikipedia como fonte)

Conclusões

Se você é jornalista, proponho uma reflexão: “Você está preparado para ser um jornalista 2.0?”

Referências:

Comments

Leave a Reply





About

This is an area on your website where you can add text. This will serve as an informative location on your website, where you can talk about your site.

Subscribe to our feed

Search

Admin