Registro.br inicia novo processo de liberação de domínios, e você deveria ler esta notícia!

O Registro.br – órgão oficial pelos domínios com extensão .BR no Brasil – iniciou mais um processo de liberação de domínios. O que isso significa? Significa que centenas de milhares de domínios que não foram pagos serão liberados novamente para registro, portanto é uma oportunidade para sua empresa verificar se existem domínios relevantes para seu negócio que serão liberados.

Por exemplo: aulasdemusica.com.br é um domínio excelente para empresas ou professores autônomos de música. Escolas como a Voice.art.br e EscoladeMusicaBrasil.com.br seriam empresas que teriam interesse neste domínio. Só tem um detalhe: No último processo de liberação, eu registrei este domínio e pretendo criar um blog colaborativo com professores de música.

Leia o artigo completo e saiba porque sua empresa deveria ter muito mais domínios do que apenas suaempresa.com.br.

O que é um domínio?

O domínio é como sua marca na internet. No Brasil o domínio .COM.BR é o mais popular, mas existem dezenas de alternativas de domínios nacionais (.ART.BR, .ESP.BR, .TUR.BR, etc.) como os domínios internacionais (.COM, .NET, etc.) . O registro do domínio com o nome de sua empresa é obrigatório para qualquer empresa, mas o que muitas não sabem é que registrar domínios de palavras-chave relacionadas a seu negócio é uma estratégia de marketing online importantíssima.

Por que é importante ter domínios com palavras-chave relacionadas a meu negócio?

No início da internet, houve uma grande corrida para registro de domínios com nomes fáceis de memorizar são importantes, pois facilitam criar campanhas de marketing que sejam fáceis de lembrar. O domínio mergulhar.com.br pertence à Konfide e é um domínio de alto valor para empresas do setor de mergulho.

O Google mudou as regras em diversos segmentos de mercado, pois todas as empresas necessitam se destacar entre os primeiros resultados se desejam potencializar seus resultados na internet. A URL amigável é um dos principais fatores de relevância para o Google. Veja um exemplo de URL amigável:

http://www.konfide.com.br/marketing-digital/o-que-e/o-que-e-marketing-digital.html

O domínio é o ítem de maior peso dentro de uma URL, portanto ter um domínio que seja exatamente a palavra-chave.com.br pesquisada é de fundamental importância para posicionar o site nas primeiras posições no Google.

Mas como saber as palavras mais buscadas no Google?

O Google “sabe” os desejos da humanidade, pois ao digitar as buscas no Google, as pessoas criam o grande “banco das intenções humanas” (ver livro A Busca de John Battelle). Saber quais palavras são mais buscadas é importante para decidirmos a escolha de um domínio. Para isso, existe a Ferramenta de Palavras-Chave (Google Keyword Tool) que mostra o volume de pesquisas das palavras.

Como saber se um domínio pode ser registrado?

Basta acessar o site Registro.br e digitar o domínio desejado.Poderá ocorrer diversas situações para o domínio, são elas:

1 – Domínio disponível

Caso o domínio esteja disponível para registro deverá aparecer uma mensagem como esta:

brincadeirasdecriancas.com.br
Domínio disponível para registro.
Para registrar, siga as instruções aqui.
Verifique também a lista completa de DPNs.

Isso significa que qualquer pessoa poderá registrar o domínio. Mesmo sem um provedor de hospedagem, você pode registrar o domínio sem informar os DNSs, mas terá o prazo de 15 dias para informar ou o domínio voltará a ficar disponível.

2 – Domínio disponível em processo de liberação

O domínio poderá fazer parte da lista de liberação e aparecerá desta maneira:

brincandocomseufilho.com.br
Domínio disponível para registro.
Processo de liberação de 2009-10-10 15:00:00 a 2009-10-25 15:00:00.

Cuidado, pois nesta situação você deverá possuir MARCA ou RAZÃO SOCIAL que possa comprovar que sua empresa está diretamente relacionada ao nome do domínio. Caso você tente registrar o domínio sem comprovar através do envio de documentação adequada, o mesmo não será liberado.

dominios-processo-liberacao

3 – Domínio disponível para registro com tickets já emitidos

Nesta situação, o primeiro terá prioridade desde que envie a documentação comprovando que as palavras-chave do domínio constam em sua MARCA ou RAZÃO SOCIAL. Se nenhum conseguir comprovar, o domínio entrará na próxima liberação.

brinquedoseducativos.com.br
Domínio disponível para registro.
Processo de liberação de 2009-10-10 15:00:00 a 2009-10-25 15:00:00.
OBS: Já existe(m) ticket(s) emitidos para este domínio.
Ticket: 6114317
Ticket: 6114320

4 – Domínio não disponível para registro

Se um domínio participar de mais de 6 processos de liberação consecutivos e ninguém comprovar marca ou razão social associada, o mesmo ficará indisponível.

massagem.com.br
Domínio não disponível para registro.
Motivo: Domínio não disponível para registro por ter participado de mais de 6 (seis) processos de liberação consecutivos.

Quais são os passos corretos para conseguir bons domínios que serão liberados?

O correto é elaborar uma lista dos domínios de interesse e aguardar o dia 25/10/2009 às 15h, pois a partir deste momento, os domínios que não tiverem tickets concorrentes estarão DISPONÍVEIS para registro.

Comece a registrar os domínios de maior interesse, pois muitas pessoas também podem estar de olho no mesmo domínio. Se tudo der certo, você deverá conseguir alguns BONS domínios.

Não entendi direito como proceder! E agora?

Agora você tem duas opções: Finge que não é importante ou investe algum tempo para entender a grande importância dos domínios para estratégia de marketing online.

Entre em contato com a Konfide, pois podemos ajudá-lo a criar uma boa estratégia de domínios.

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *